O que é Osteopatia?
A Osteopatia é uma especialidade reconhecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde) que serve principalmente para diagnosticar e tratar distúrbios funcionais.
O osteopata utiliza-se de um amplo conhecimento da anatomia, fisiologia e do movimento de cada tecido do corpo para devolver, a partir de técnicas manuais, a mobilidade necessária para que o corpo possa se autocurar.
A Osteopatia foi criada pelo médico norte-americano Dr. Andrew Taylor Still em 1874. Tanto nos EUA como na Europa, é praticada há mais de 100 anos. Nos EUA, ela é uma especialidade do médico e em muitos países da Europa é uma profissão independente.
Qual a formação para um osteopata?
No Brasil, a Osteopatia existe há pouco mais de 20 anos, é necessário cursar Fisioterapia e mais cinco anos de Osteopatia, preparando-se para a prova do COFFITO (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional) para se tornar um Especialista em Osteopatia.
Segundo a Associação dos Osteopatas do Brasil (AOB), essa formação exige carga mínima de 1000 horas presenciais que abordem conhecimentos teorico-praticos e 500 horas com atividades práticas.
Essa especialização vai permitir o desenvolvimento de habilidades sensoriais, cognitivas e motoras - além de técnicas de humanização, trazendo um entendimento global do paciente.
Hoje, os profissionais mais renomados dentro da osteopatia são aqueles que conseguem a Diplomação Internacional de Osteopatia (D.O.).
Como é o tratamento Osteopático?
Na primeira consulta, o osteopata irá ouvir o paciente e depois realizar perguntas para que ele consiga relacionar a queixa principal do paciente às possíveis causas.
É comum perguntar se tem outra dor que incomoda, além da principal, também é comum perguntar como é o funcionamento do sistema gastrointestinal, por exemplo, após essa coleta de informações, têm início os testes de movimentos para que se comprove ou não tudo aquilo que o osteopata suspeita. Assim, o profissional conduz o tratamento de acordo com as informações que o corpo oferece.
O tratamento é realizado por meio de técnicas manuais. O osteopata usa as mãos para sentir, testar e tratar todos os tecidos do corpo. As manipulações são realizadas para desencadear reações em tecidos, músculos, vísceras, ossos e outras partes - liberando estruturas que estão "restritas". Não há necessidade de procedimentos invasivos ou de medicamentos.
Normalmente, a consulta tem a duração de 30 minutos a uma hora e o intervalo entre uma consulta e outra é de 7 a 15 dias, em alguns casos 30 dias.